quinta-feira, 28 de março de 2013

Uma boa base para emagrecer

 

    Fazer dieta requer assistência médica, pois com saúde não se brinca mesmo!

E aí surge a dúvida de qual profissional é mais adequado para a minha necessidade. Nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista?

 
O nutricionista, por exemplo, é recomendado quando o paciente necessita de uma reeducação alimentar. Neste caso, esse tipo de tratamento requer empenho do paciente, pois o êxito dependerá exclusivamente dele.
 
 
 
O nutrólogo trabalha com o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças diretamente ligadas ao comportamento alimentar (tratamento da obesidade;
tratamento dos transtornos alimentares: anorexia e bulimia;
nutrição esportiva em atletas;
nutrição preventiva; nutrição na terceira idade e qualidade de vida;
avaliação da composição corporal;
tratamento de doenças influenciadas pela nutrição: câncer, cardiopatia, hipertensão, hipercolesterolemia (aumento do colesterol); diabetes; doença reumática; osteoporose;

avaliação nutricional; pós-operatório; má absorção; alcoolismo; desnutrição).



Já o endocrinologista identifica se a pessoa possui problemas hormonais que a impedem de perder peso e diagnostica doenças que acompanham a obesidade, como diabetes e colesterol alto, ele também pode indicar remédios redutores de apetites ou reguladores, se achar necessário. 


Este profissional trabalha com andropausa, colesterol, crescimento, diabetes, distúrbios da menstruação, distúrbios da puberdade, doenças da glândula supra-renal, doenças da hipófise, excesso de pelos, obesidade, osteoporose, reposição hormonal da menopausa.



 
 
 
 O ideal segundo especialistas é que se faça uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, para que então, seja definido qual dos profissionais, (nutrólogo, endócrino ou nutricionista) se encaixa melhor naquilo que você precisa.
 
 

Mas, existem 5 dicas que servem para todos que desejam emagrecer, já que são bons hábitos e sem contra-indicação, criando uma boa base para o emagrecimento saudável:
 
1. Dormir bem
2. Tomar água
3. Fazer algum exercício físico
4. Comer frutas e legumes
5. Não passar fome



 



 






 
 
 
 
 
 










Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário