domingo, 14 de outubro de 2012

Ao mestre com Carinho

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!








Para homenagear aqueles que transformam as nossas vidas seguem algumas dicas de organização:


As funções de um professor exigem organização. Sem ordem seria impossível planejar aulas, montar atividades, corrigir provas e liderar uma sala. Professores organizados sabem que terminar todo o trabalho em dia facilita o cronograma, evita a ansiedade, elimina a procrastinação e permite que eles concentrem mais tempo auxiliando no desenvolvimento e particularidades de cada estudante. É claro que manter-se organizado não é uma tarefa fácil, mas com as dicas separadas a seguir você vai conseguir.

 Organização da papelada

Escolha uma pasta, fichário ou outro tipo de arquivo de papéis que você pode levar com você para qualquer lugar. Organize os arquivos em categorias diferentes como calendário, livro de notas, plano de aulas, informações da classe, etc. Conforme suas necessidades, adicione novas divisões ou separe uma pasta de arquivo para cada sala diferente.
 
 Materiais de suporte

Em sua bolsa da sala, a mesma em que você coloca as pastas, separe um espaço para guardar materiais de suporte como canetas, marca-texto, notas autocolantes, e caderninho de anotações.

 Plano de aulas

Estabeleça um padrão para o plano de suas aulas e guarde-o em uma pasta separada. Você terá esse material pronto para os próximos semestres e não terá trabalho extra em organizar e planejar o currículo das classes.

 Comunicação com os pais

Na categoria “informações da classe” você pode, por exemplo, documentar o desenvolvimento dos alunos, avisos de sala, calendário de atividades exclusivas e informações para contato com os pais. Essa pasta também pode servir para documentar problemas com o comportamento dos alunos e contato com outros profissionais, por exemplo.

 Listas de tarefas

Em sua mesa você deve ter, pelo menos, quatro listas de tarefas: "Para guardar/arquivar", "Corrigir", "Para entregar" e "Copiar". As listas vão ajudar você a manter controle sobre suas pendências e trabalhos urgentes.
 
 Cópias de recados

Os materiais que entregar para os alunos ou recados para os pais devem estar sempre guardados com você também. Faça uma cópia de cada um e mantenha guardado na pasta de informações da classe.

 A mesa ou armário

Se você possui uma mesa ou armário na escola é importante que mantenha esse espaço sempre organizado e limpo. Ele é a central de seu trabalho e, se desorganizado, pode comprometer o desenvolvimento de suas tarefas.

 Limpeza anual ou semestral

Não se esqueça de planejar uma limpeza geral anual ou semestral. É a hora certa para descartar todos os materiais inúteis que não serão mais requisitados e deixar mais espaço para as coisas do próximo período letivo.
 (Fonte: Universia Brasil)



sábado, 6 de outubro de 2012

Livros : dicas para uma boa conservação.

GOSTA DE CONHECIMENTO? CONSERVE OS LIVROS.

Livros salvam vidas, curam depressão, proporcionam cultura e entretenimento, transmitem ideias novas, repaginam as velhas. Só mesmo regimes autoritários queimam e maltratam livros, use os seus para melhorar a sua vida e a vida da sua comunidade.
Dicas para conservar seus livros:


 
 
  • Use ambas as mãos ao manusear documentos;
  • Evite dobrar ou enrolar documentos para não causar o rompimento das fibras;
  • Retire o livro da estante segurando firmemente no meio da capa, nunca puxe pela borda da lombada;
  • Vire a página pela parte superior da folha.
  • Não umedeça os dedos, com saliva ou outro líquido, ao virá-las;
  • Não faça marcas nos livros (dobras, riscos, grampos ou clipes), use marcadores de livros;
  • Não coma, beba ou fume ao manusear os documentos.

Com essas dicas você terá sempre seus livros prontos para consulta, entretenimento e pesquisa.  

(Fonte: Iepha - disponível em http://www.iepha.mg.gov.br/banco-de-noticias/1087-iephamg-informa-sebos-sobrevivem-entre-a-tradicao-e-a-modernidade)